DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES CRIATIVAS DURANTE A DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA BÁSICA COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Autores

  • Thais da Silva Moreira
  • Lana Andrade Lucena Lima
  • Maria Letícia Nobre Assunção
  • Juliana Navarro Ueda Yaochite

Resumo

A disciplina de Imunologia básica é uma disciplina obrigatória ofertada no 5º semestre do curso de farmácia. Em sua ementa consta assuntos como imunidade inata, imunidade adaptativa, inflamação, transplantes, tumores, entre outros, os quais elevam a complexidade da disciplina, podendo haver comprometimento do processo de ensino-aprendizagem quando utilizado somente as aulas expositivas. No processo de metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Pensando nisso, as atividades realizadas ao longo do semestre e apresentadas na semana que antecede a prova, tiveram como objetivo incentivar que os alunos desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. A turma foi dividida em grupos de 4 a 5 pessoas e os seguintes temas foram divididos entre os grupos: Sistema complemento, Inflamação, Diferenciação dos linfócitos T e B e Diversidade de anticorpos. A metodologia utilizada nas apresentações era livre, com exceção de seminários, fazendo com que com os alunos desenvolvessem sua criatividade e facilitassem o processo de ensino-aprendizagem. Foram realizadas atividades como quebra cabeça, show do milhão, dominó, jogo do caos e etc, nas quais os alunos enriqueceram o conteúdo e estimularam a participação da turma, servindo como revisão para os conteúdos abordados nas avaliações. Dessa forma, os jogos e as brincadeiras ajudaram a criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado, sendo excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência