DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE SIMULAÇÃO DE SUTURA DE BAIXO CUSTO ASSOCIADO A CHECKLIST

Autores

  • Leticia Pastuszka de Paz Araujo
  • Lessandra Muniz Diógenes de Lemos
  • Luis Eduardo Severo Fernandes
  • Giovanni Lucas da Silva Gonçalves
  • Janathannyele Gomes Mota
  • Annya Costa Araujo de Macedo Goes

Resumo

Introdução: No Brasil, as diretrizes curriculares da graduação recomendam formar médico generalista capaz de realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos iniciais de emergência, urgência e de atendimento básico. Diante da importância das técnicas operatórias para a prática médica, este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo prático de sutura em bolsa de tabaco, construído com materiais de uso cotidiano, visando desenvolver a habilidade prática e estimular o interesse na área cirúrgica em alunos da graduação do curso de medicina. Metodologia e materiais: O modelo foi criado a partir de materiais simples, de fácil reprodutibilidade. Foi construído um suporte de madeira e cano de PVC. Utilizamos um tecido para simular a pele, fixado por um arame ao cano de PVC para estabelecer tensão. Além disso, são necessários kit de suturas com porta agulha, fio de sutura, pinça, tesoura e um dreno, que deverá ser fixado. Foi criado um checklist para avaliar as principais habilidades empregadas na técnica. Discussão: É recomendado que a aquisição dos princípios básicos da cirurgia ocorra fora do ambiente real antes de quaisquer procedimentos em pacientes. Considerando importância da simulação para o aprendizado prático da técnica operatória, desenvolvemos um modelo de sutura em bolsa de tabaco a fim de permitir a prática em condições semelhantes às encontradas no ato cirúrgico. Ademais, no ensino baseado em simulação, é fundamental que aquisição de competências seja mensurada através de um método objetivo. Assim, construímos um checklist voltado para a avaliação de habilidades básicas em alunos da graduação, a fim de mensurar o nível de aquisição das competências ensinadas. Conclusão: A criação de modelos de simulação de baixo custo é essencial para o ensino prático das mais diversas habilidades práticas entre os acadêmicos de Medicina. O modelo apresentado cumpre os seus objetivos e tem o potencial de agregar novas competências de maneira ampla e difusa entre os alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência