DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA USO DIDÁTICO NAS DISCIPLINAS DE CONTROLE DE SISTEMAS
Resumo
Introdução: As disciplinas de controle de sistemas são ministradas em busca de levar o conhecimento acerca do comportamento e do controle de sistemas dinâmicos, normalmente encontrados em ambientes industriais. Além das aulas teóricas, é imprescindível a realização de aulas práticas utilizando ferramentas computacionais e bancadas de testes que permitam a implementação da teoria em sistemas físicos reais. Em busca de facilitar à implementação de controladores em plantas físicas reais, foi desenvolvido um sistemas de aquisição de dados que consiste em uma interface didática e um dispositivo de aquisição de dados. Objetivos: Desenvolver uma interface didática, para uso nas aulas de laboratório de controle de sistemas, que facilitasse a implementação prática de conteúdos abordados em sala de aula. Metodologia: A interface foi desenvolvida no software LabVIEW, nela é possível verificar as respostas em malha aberta e em malha fechada de uma planta real qualquer. Na resposta em malha fechada, é utilizada uma estrutura de controle PID (Proporcional, integral e derivativo) para realizar o controle do sistema, ainda é possível realizar mudanças nos parâmetros do controlador em tempo real, sendo possível verificar a influência desses parâmetros na resposta da planta. A comunicação entre o sistema físico e a interface é feita através do dispositivo de aquisição de dados (NI-USB 6001). Resultados: Foi realizado um experimento em busca de verificar o desempenho da interface, que consistiu em fazer o controle de um filtro Sallen Key. Foram obtidas com sucesso as respostas em malha aberta e em malha fechada do sistema. Conclusão: A interface desenvolvida irá facilitar na realização de experimentos em busca de proporcionar aos discentes a verificação prática dos conteúdos vistos em sala de aula. O próximo passo do projeto é fazer a utilização da interface nas aulas de laboratório de controle, a fim de verificar o impacto, gerado pelo uso da interface, no desempenho dos discentes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.