DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA AMOSTRA DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS NO 2°ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alessandro Freitas Barbosa
  • Liara Luize Barroso Lima
  • Alyne Prudêncio de Castro
  • Francisco Audisio Dias Filho

Resumo

A química é uma matéria pouco atrativa para os alunos, e diante disso, os docentes se deparam com a necessidade de inovar o ensino, para que assim se tenha uma aprendizagem significativa. O uso de atividades laboratoriais se mostra uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem para os estudantes, tendo isso em mente os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFC – Química), organizaram uma amostra de experimentos químicos na E.E.E.M. Dr. César Cals. A proposta contemplava a vivência dos bolsistas na organização de uma atividade na escola e na condição de orientadores dos estudantes. Os seguintes temas da Química foram abordados: termoquímica; soluções e misturas; ácidos e bases; cinética química e química no cotidiano. Os estudantes foram divididos em equipes de seis a sete integrantes e cada equipe se encarregava de preparar uma apresentação sobre um dos temas escolhidos para a feira. Os bolsistas orientaram os estudantes de tal forma a assegurar que os temas seriam abordados de maneira clara e objetiva além de orientá-los quanto ao uso de reagentes e materiais. Cada grupo realizou duas apresentações de quinze minutos, uma para os bolsistas com a finalidade de tirar dúvidas e fazer ajustes e a segunda para a comunidade escolar. Quando os estudantes são inseridos em atividades que eles constroem juntamente com o núcleo gestor, o sentimento de pertencimento à escola aumenta e como consequência o clima emocional é fortalecido que pode ser constatado pela empolgação e interesse demonstrado pelos estudantes. Quanto mais cedo o licenciando vivenciar experiências deste tipo maior será o amadurecimento do futuro professor.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência