DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DESCRITIVA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: CASO DA TURMA DE ARQUITETURA 2019.2.
Resumo
Geometria Descritiva, código TL0700 é uma disciplina ministrada no primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, é a base para o ensino de projeto. Historicamente é utilizada a metodologia tradicional no seu ensino, mas nos últimos anos as metodologias ativas vêm sendo estudadas e aplicadas. O presente trabalho tem como base esse contexto para seu desenvolvimento. A pesquisa tem como objetivo analisar o ‘ensino’ aplicado pelo professor e a ‘aprendizagem’ e recepção dos alunos às metodologias ativas de ensino na disciplina Geometria Descritiva do primeiro semestre do curso. Em especial, verificou-se a aplicação das metodologias Ativas: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning) a esta turma. O método consistiu no acompanhamento, em sala de aula, das atividades desenvolvidas e, a aplicação de questionário de análise das notas e desempenho comparativo do professor e da turma. Os resultados encontrados foram satisfatórios. A resposta dos discentes foi a boa média final obtida e, em algumas situações, superiores ao esperado. Ao final, percebe-se que, mesmo com certa surpresa dos alunos ingressantes com a aplicação das metodologias ativas, principalmente com a Sala de Aula Invertida na parte mais teórica da disciplina, no decorrer do semestre, com atividades realizadas em equipes como maquetes e o projeto volumétrico um Templo Religioso no final do semestre, o nível de aceitação da turma foi se elevando. Por fim, mediante as respostas dos questionário e, o acompanhamento da monitora aos trabalhos dos alunos, conclui-se que apesar dos ótimos resultados ao final do semestre, pode-se perceber que ainda há receio por parte dos alunos com a aplicação das metodologias ativas, principalmente por ser uma disciplina do primeiro semestre e os alunos estarem acostumados com o método tradicional aplicado nas escolas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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