DIAGNÓSTICO DAS AULAS DE MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA NO PERÍODO 2019.1 – COMO OCORREM E EM QUE MELHORAR?

Autores

  • Luis Fhilipi Carvalho Borges
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

INTRODUÇÃO: A Monitoria de Semiologia Médica é chave na iniciação dos estudantes de Medicina ao contato com o paciente. Tendo em vista sua importância no aprendizado semiológico, é de suma importância ter ciência de como o projeto está ocorrendo, reconhecer heterogeneidades e detectar lacunas que possam ser melhor trabalhadas OBJETIVO: Diagnosticar como as aulas de monitoria estão se concretizando, em que cenários clínicos, abordando que temas, bem como sondar o engajamento da turma MÉTODOS: Coleta de dados através da ferramenta Google Forms entre o período de 18/08 a 18/09/2019 dentre 23 alunos do quarto semestre da Faculdade de Medicina RESULTADOS Ao serem perguntados “Que porcentagem da matéria Semiologia Médica você diria que aprendeu nas monitorias em relação ao módulo como um todo?”, 65% dos entrevistados responderam que tal percentagem encontra-se entre 50 e 90%. Tendo em vista a orientação de serem realizadas 10 monitorias por cada monitor, apenas 13% dos alunos responderam que compareceram a 10 ou mais aulas, e além disso, 43% dos entrevistados compareceram a aulas de outros monitores. Quanto aos temas abordados, Semiologia Neurológica e Musculo-Esquelética foram discutidas por 61 e 26% dos monitores, respectivamente, enquanto os demais temas foram abordados por mais de 90% dos monitores. Quanto aos cenários de prática, todos os monitores se valeram do HUWC, enquanto 52% escolheram o HSJ e 22% o HGF para complementar os encontros. Por fim, 17,4% relataram não terem tido aula de preparação para prova prática (OSCE) CONCLUSÃO: Homogeneidade entre monitores quanto aos cenários de prática e quantidade de aulas se fazem necessários para minimizar diferenças de aprendizagem dentre grupos. É preciso também reiterar a lacuna na abordagem de determinados temas e preparação para o OSCE, deixados de lado por alguns monitores. Por último, ratifica-se a importância do presente projeto de monitoria no processo de ensino-aprendizagem em Semiologia Médica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência