DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA: COMPARANDO DIFERENTES TEMAS.

Autores

  • Vitor Carneiro de Vasconcelos Gama
  • Daniel Ponte Frota
  • Guilherme Pinho Mororó
  • Yuri Medeiros Bezerra
  • Ana Luiza Viana Pequeno
  • Ana Rosa Pinto Quidute

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de Farmacologia é desafio para alunos da graduação de medicina por haver vasto conteúdo. Para facilitar seu estudo, adotam-se estratégias que engajam os estudantes durante o processo de aprendizagem. Na faculdade de medicina há uma Ficha de Avaliação Farmacológica (FAF), que valoriza a motivação de estudo pré-teste. OBJETIVO: Avaliar diferenças no grau de dificuldade entre diferentes temas desta disciplina no 4ª semestre do curso de medicina na UFC. MÉTODOS: Os alunos respondem um FAF referente a um tema visto 7 dias antes, em seguida há uma aula de revisão do assunto, seguida da realização do mesmo teste avaliando a retenção de conhecimento. Usou-se a nota dos FAF de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Antitrombóticos (AT) e Antibióticos (ATB). Identificou-se quais assuntos representaram maior dificuldade aos alunos, comparando-os com dados de 2014. Para análise de dados utilizou-se a plataforma Excel. RESULTADOS: em 2019, as médias de teste pré-aula obtidas para HAS, AT e ATB foram (6,3 ±2,0), (8,8±1,8) e (6,8±1,8), respectivamente, e no pós-aula foram (8,6 ±1,5), (9,3±1,1) e (9,6±0,5), respectivamente. Em 2014 nos testes pré-aula obtiveram-se (6,4 ±1,7), (7,5 ±1,4) e (5,1 ±1,3), respectivamente, e para os pós-aula, (8,2±1,4), (8,9±1,1) e (6,7 ±1,4). Comparando com 2014, é evidente o aumento da média obtida em ATB (p<0,05), bem como em AT (p=0,01), além da manutenção do padrão de dificuldade em HAS (p=0,03). Possivelmente tais mudanças podem ser atribuídas a novas técnicas de ensino que os monitores têm implementado. CONCLUSÃO: as notas dos FAFs pós-aula sempre foram superiores ao pré-aula. O tema HAS constituiu maior dificuldade para os alunos, tanto nos pós quanto nos pré-testes. Possivelmente tal efeito se deva a ele ser o primeiro FAF, ou devido a densidade de conteúdo no período de adaptação do aluno à nova disciplina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência