DIFICULDADES PERCEBIDAS POR ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA DURANTE A DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA.

Autores

  • Layla Maciel dos Santos
  • Edson Silva Soares

Resumo

O projeto de pesquisa tem o intuito de desenvolver por meio de etapas que versam sobre teorias e métodos do objeto de estudo gerando respaldo na comunidade científica. Assim, dada a sua importância, essa proposta é utilizada como avaliação na disciplina de Metodologia Científica em Educação Física. Objetivou-se com o estudo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Educação Física da UFC, durante o processo de elaboração do Projeto de Pesquisa. Foi realizado um estudo quantitativo, tendo como amostra 24 alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física. A coleta de dados ocorreu ao final do semestre 2019.2, utilizando como instrumento um questionário estruturado online tendo 10 questões referentes às etapas do projeto de pesquisa e que avaliava de 1 a 10 o nível de dificuldade percebida pelos alunos na elaboração do trabalho. Quanto menor a nota, mais facilidade e quanto maior, mais dificuldade. Entre os respondentes, 50% eram do semestre 2019.2 (Diurno) e 25% respectivamente para cada um dos semestres 2019.1 (Diurno e Noturno). Os resultados foram analisados e quantificados em categorias de dificuldade, nas quais de 1 a 3 (fácil), de 4 a 6 (moderado) e de 7 a 10 (difícil). Na definição do problema de pesquisa 37,5% classificaram como fácil, assim como também o uso de citações (41,7%), a definição da natureza e delineamento do estudo (50%), e comunicação com orientadores (75%). Acerca da elaboração do referencial teórico (54,2%) e da busca de fontes (58,3%) os alunos classificaram como difícil, enquanto que a formatação da ABNT teve 45,8% de dificuldade moderada. Já as definições de objetivos e de instrumentos obtiveram em todas as categorias 33,3%. Conclui-se que as principais dificuldades são em relação à busca de fontes e a elaboração do referencial teórico enquanto que a definição do problema de pesquisa e outras etapas conseguem ser desenvolvidas com facilidade pelos alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência