DIGA XIS! A UTILIZAÇÃO DE FOTOS E ILUSTRAÇÕES COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR ÀS AULAS PRÁTICAS DE ZOOLOGIA

Autores

  • Ryan Lucas Torres Vieira
  • Maiara Queiroz Monteiro da Silva
  • Francisco Witallo Sousa do Nascimento
  • Paulo Cascon

Resumo

As disciplinas referentes ao estudo da Zoologia são de extrema importância para as mais diversas áreas de atuação profissional, estando presentes na matriz curricular de cursos como Agronomia, Biotecnologia, Zootecnia e Ciências Biológicas. Contudo, considerando o vasto conhecimento que esse estudo engloba e a grande diversidade morfológica existente entre os invertebrados, é esperado que haja uma dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos, complicando a assimilação do conteúdo teórico durante as aulas práticas. O problema é agravado quando consideramos que o conhecimento prévio dos alunos a respeito desses animais é escasso, visto que os invertebrados não são estudados de forma satisfatória no Ensino Fundamental e Médio. Portanto, a utilização de recursos visuais, como fotos e ilustrações, nas disciplinas referentes ao estudo dos invertebrados no Ensino Superior, se torna importante para facilitar a aprendizagem dos alunos. Atualmente, na disciplina de Invertebrados II, utiliza-se imagens com representações dos materiais biológicos a serem observados como uma complementação à aula prática. Contudo, com o passar do tempo, essas imagens vão perdendo seu valor, uma vez que as informações ficam desatualizadas, incoerentes com o material disponível na coleção zoológica do laboratório, ou até mesmo perdem a sua integridade física. Logo, o objetivo desse projeto foi utilizar fotos dos materiais biológicos disponíveis em laboratório e ilustrações da internet para atualizar o acervo de imagens de referência utilizadas nas aulas práticas da disciplina de Invertebrados II, ofertada para os alunos de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência