DISCIPLINA DE PRÓTESE FIXA LABORATORIAL: A IMPORTÂNCIA DO MONITOR COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Kezia Thayna Martins de Moraes
  • Karina Mattes de Freitas Pontes
  • Mayara Soares Cardoso Sales
  • Raniel Fernandes
  • Antonio Materson da Silva
  • Karina Matthes de Freitas Pontes

Resumo

A Prótese Fixa consiste em uma das bases da especialidade de prótese dentária, que aborda a construção de restaurações indiretas de um ou mais dentes perdidos ou destruídos pelas diversas causas, dentre elas a cárie e os traumatismos. Na grade curricular dos acadêmicos de odontologia da Universidade Federal do Ceará do presente curso, é incluída a prótese fixa que se divide em laboratorial, no 7º período e etapa clínica, com vivência de manejo de pacientes no período seguinte. Assim, o objetivo deste trabalho é discorrer sobre as atividades realizadas pelos monitores, durante os semestres 2019.1 e 2019.2 na disciplina. Dentre as atividades realizadas, inclui-se a participação em aulas prático-laboratoriais integrando-se a equipe de professores e pós graduandos e participando de forma ativa no processo ensino-aprendizagem em que os alunos trabalham em manequins odontológicos e em dentes extraídos visando o treinamento de todas as técnicas e etapas envolvidas na confecção de coroas protéticas. Os monitores desempenham papel ativo no auxílio individual a cada aluno, na execução das etapas, otimizando o trabalho dos professores e alunos; desenvolvendo ilustrações didáticas para guiar os procedimentos e demonstrando, quando requisitado for, a atividade ensinada previamente pelo professor. Ao longo do semestre, foram ministrados dois momentos de aulas pelos próprios monitores, antecedendo as avaliações teóricas, para revisão dos conteúdos e tira-dúvidas. Além disso, o aplicativo WhatsApp Messenger serviu como plataforma de comunicação em que eram solucionados dúvidas e questionamentos e enviado material didático de apoio, como resumos, imagens, etc.A experiencia de iniciação à docência promovida pela monitoria é de extrema importância para a dinâmica de ensino da disciplina, auxiliando professores com o manejo da turma, aos alunos que otimizam suas práticas e conteúdos e especialmente aos monitores que aprendem e aprimoram conceitos essenciais para a formação acadêmica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência