DISCURSOS-DE-LETRAMENTOS ACADÊMICOS NO ESPAÇO ONLINE GOOGLE DOCS
Resumo
O presente trabalho se ancora nos estudos sobre os letramentos situados no contexto e no espaço das práticas de escrita acadêmica e tem como objetivo investigar a interação sóciodiscursiva de alunos/as, do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia (Faced-UFC), na construção da escrita coletiva do gênero projeto de pesquisa, tendo como ferramenta o espaço online Google Docs. Nesse sentido, valemo-nos do conceito de discurso-de-letramento, proposto por Rios (2014), com a finalidade de compreender a escrita enquanto gênero, discurso e estilo e como parte integrante das relações sociais, identitárias, ideológicas e materiais que se fazem presentes nos diferentes usos situados. Unimos ao citado conceito as proposições de Barton e Lee (2015) a respeito da mediação exercida pela escrita nos espaços online por entendermos que a atividade de escrita na universidade, bem como em outros setores da vida social, assumiu diferentes funções a partir das mudanças promovidas pelas tecnologias digitais. Assim sendo, nosso percurso metodológico é essencialmente qualitativo-crítico (MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017), por meio da observação participante nos momentos da escrita coletiva no Google Docs, tendo participação nos diálogos nessa ferramenta e a realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes partícipes dessa atividade. Os resultados nos permitem compreender que as estratégias discursivas que são empregadas na construção do gênero projeto de pesquisa são basicamente coletivas. Além disso, vimos que os valores, ideologias e conflitos identitários que subjazem a interação mediada pela escrita online desses atores sociais estão presentes desde a escolha do tema a ser estudado até a finalização da escrita do gênero.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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