DO CORONELISMO ÀS CAMPANHAS ONLINE: O CASO DA ELEIÇÃO DE ANDRÉ FERNANDES AO CARGO DE DEPUTADO ESTADUAL NO CEARÁ.
Resumo
O presente trabalho traz a construção do conceito de coronelismo em função de sua dinâmica na região do nordeste, a partir do referencial teórico de Victor Nunes Leal, Djacir Menezes e Orlando Magalhães Carvalho. Nessa perspectiva, será observado como se deu o estabelecimento de tal fenômeno no estado do Ceará e o processo histórico-político que se desenrolou até chegar-se à atual conjuntura, na qual, pelos apontamentos que serão feitos aqui, depreende-se que a influência de mecanismos de busca e troca de informações online no pensamento político dos cearenses favoreceu a eleição do Deputado Estadual André Fernandes e sobrelevou-se à influência das doações de campanha feitas por empresários e coronéis sendo também o sintoma de mudanças no comportamento eleitoral que culminou inclusive na eleição do presidente Jair Bolsonaro. O estudo tem por objetivo principal elaborar um arcabouço teórico que possibilite uma compreensão dessa mudança de paradigma que houve no Estado do Ceará e como objetivos específicos: estabelecer uma relação entre coronelismo e eleição para cargos políticos (à luz da construção histórica aqui suscitada), mapear mecanismos de busca e troca de informações nas redes sociais(estabelecendo o papel desses fatores na formação do pensamento político) e estudar o caso da eleição do referido deputado à luz de uma contexto nacional de mudança de pensamento. Para tal tem como metodologia utilizada a revisão de literatura, com foco na análise de livros e artigos científicos dos autores citados acima, bem como de outros autores que retratem a atual conjuntura de como se dá a formação do pensamento político atualmente, fazendo o recorte para o Estado do Ceará. A justificativa para a elaboração desse arcabouço teórico reside numa contribuição para fomentar uma cultura de democracia na população cearense, de forma direta, e, de maneira indireta, na sociedade brasileira.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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