DOS TIRANOSSAUROS AOS BEIJA-FLORES: MODELOS DIDÁTICOS DA EVOLUÇÃO DO CRÂNIO DAS AVES

Autores

  • Giovanni Sousa Marques
  • Carla Ferreira Rezende

Resumo

Este projeto tem como objetivo ilustrar as etapas da evolução do crânio das aves para graduandos em Ciências Biológicas através de modelos didáticos. A aplicação se dará nas aulas práticas da disciplina de Cordados no intuito de acrescentar contexto evolutivo para uma prática focada na morfologia da fauna moderna. A disciplina carece de modelos físicos que representem o histórico evolutivo de um táxon, de modo que esta é a primeira abordagem focada na evolução de um grupo. É importante ressaltar que a associação entre estrutura, composição química e função biológica é essencial para a compreensão de qualquer sistema vivo, de modo que a formação dos graduandos é calcada na capacidade de vincular esses fatores. Desse modo, os modelos físicos ajudam na compreensão de como o processo evolutivo levou à diversidade atual de aves a partir de ancestrais muito diferentes da ornitofauna atual. O processo de confecção é manual, com arames formando a armação e a massa de biscuit compondo os ossos propriamente ditos. A consulta de referências anatômicas em artigos é a garantia da exatidão anatômica dos modelos. Os modelos craniais serão acompanhados por placas de identificação e classificação das espécies representadas, constando o nome científico, época em que a espécie viveu, dieta, área de ocorrência e especificações de tamanho e grau de parentesco com as aves. As placas são metálicas para garantir durabilidade. Além disso, um cladograma que une os modelos conforme o parentesco servirá como eixo para a explicação das características compartilhadas que unem cada grupo contemplado. O cladograma será disposto em uma maquete de acrílico para assegurar a conservação da coleção de modelos e placas. Por fim, a aferição de quanto os modelos foram úteis será feita por modo de dois questionários qualitativos, um aplicado antes da prática e o outro após.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência