ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A PRÁTICA DO TRANSECTO E IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DA FLORA E FAUNA NO ESTUÁRIO DO RIO PACOTI, CEARÁ
Resumo
Este estudo teve como objetivo a formulação de um manual como forma de guia para os alunos durante a realização da “Prática do Transecto”, desenvolvida anualmente durante a disciplina de Ecologia Aplicada à Ciências Ambientais. Ao longo do projeto de monitoria foi possível elaborar um manual com os procedimentos de como realizar a Prática do Transecto, na qual são abordados os conceitos de ecossistemas, planejamento amostral, aplicação de metodologia, início ao processo de identificação de espécies, determinação de riqueza e diversidade e construção de uma curva de acumulação de espécies. Para isso, o manual explica, inicialmente, conceitos acerca do ecossistema manguezal e áreas protegidas, como a Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Pacoti, seguida de uma explicação minuciosa sobre o desenvolvimento da prática. Esta é efetuada em duas partes: a primeira, que consiste no trabalho de campo, onde foi possível que os alunos não apenas observassem a fauna e flora do local como também suas interações e habitats. A segunda parte, efetuada em sala de aula, consistiu na compilação e tratamento dos dados coletados onde foi possível efetuar o cálculo de diversidade e riqueza de espécies, bem como a construção da curva de acumulação de espécies por equipe. Para a prática foi possível, ainda, elaborar um guia de identificação de espécies que ocorrem na região do Centro de Estudos em Ambientes Costeiros (CEAC), abordando espécies de flora, por meio da vegetação de mangue e de mata de tabuleiro, e de fauna, como crustáceos, moluscos e insetos. Dessa forma, o material didático foi elaborado a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem entre professor e estudantes e a explanar de maneira clara e coerente a metodologia de aplicação de transectos. Espera-se que este material complementar seja utilizado pelos próximos estudantes da disciplina ministrada, sendo aperfeiçoado pelas turmas subsequentes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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