ELABORAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO DE RESPIRAÇÃO PULMONAR DE ANURA.
Resumo
A disciplina de Cordados é um momento propício de testemunhar a evolução dos diferentes grupos de cordados. Esse momento proporciona compreender como algumas adaptações dos cordados persistem até as condições ambientais atuais. Embora a disciplina seja composta pela integração de aulas teóricas com aulas práticas, nem sempre é possível a visualização clara na aula prática do que é visto na aula teórica. Isso pode implicar na possibilidade de um aprendizado de anatomia comparada dos cordados desconexo das diferenças fisiológicas acarretadas pelas diferentes anatomias dos animais. Tendo como exemplo o táxon Anura, o qual faz parte da Classe Amphibia, caracterizada por conter os primeiros tetrápodes atuais a possuir um sistema respiratório com pulmão, é possível a observação, durante a aula prática, da ausência de costelas em seu esqueleto. Entretanto, é possível que os alunos não percebam a implicação desse fato na respiração pulmonar, principalmente considerando que o modelo de respiração mais conhecido, de forma geral, é o de mamíferos devido ao fato do pertencimento da espécie humana a essa Classe. Portanto, visando uma ferramenta que permita comparar a respiração dos anfíbios com a dos mamíferos foi elaborado o presente modelo didático, que se espera mostrar extremamente interessante para garantir a conexão da anatomia comparada com suas implicações fisiológica e, assim, possivelmente potencializar o aprendizado nas aulas de Cordados. A confecção do modelo foi feita com materiais baratos e acessíveis, como bolas plásticas, massa de biscuit, tinta, balão, graveto e bolas de isopor. No modelo elaborado as bolas de isopor são introduzidas no modelo, de forma a representar o ar, e o graveto com biscuit funciona como uma alavanca, representando a diminuição da cavidade bucal, a qual impulsiona o ar para dentro dos pulmões. Como resultado foi obtido um modelo funcional que se espera complementar as aulas de Cordados, ampliando a compreensão dos alunos na disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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