ELABORAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA

Autores

  • Lara Rodrigues da Silva
  • Erika Freitas Mota

Resumo

A Imunologia versa sobre os componentes e mecanismos fisiológicos do sistema imune de um indivíduo no estado de não infecção, nas infecções por micro-organismos e na desregulação da homeostase. Um dos maiores desafios no ensino da Imunologia é a quantidade de conteúdos considerados complexos e difíceis. Para superar esse desafio, devem-se buscar diferentes estratégias e recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem significativa, fazendo com que o aluno participe ativamente da construção do seu conhecimento. Nesse contexto, a monitoria da disciplina de Imunologia (CH0904) tem auxiliado com a produção de diferentes recursos didáticos para melhorar as aulas e estimular o estudante a pensar, refletir, entender melhor os conteúdos imunológicos. Em 2019, foi elaborado o modelo didático “ENTENDENDO A RESPOSTA INFLAMATÓRIA”. Esse modelo das etapas da inflamação foi feito em cartolina, esquematizando o tecido epitelial, leucócitos e moléculas importantes no processo inflamatório e visou apresentar o processo da inflamação aguda de forma criativa, dinâmica e lúdica. Também foram elaborados um roteiro com sequências do conteúdo, uma figura e questões a serem preenchidas sobre as células. O modelo didático foi aplicado após as aulas sobre a imunidade inata, em 2019.1 e 2019.2. Na primeira e segunda aplicação nos respectivos semestres de 2019, os estudantes se envolveram bastante durante a atividade e foi possível discutir o conteúdo de inflamação de maneira dinâmica e interativa. Após a primeira aplicação do recurso didático, os estudantes sugeriram mudanças em algumas questões do roteiro que foram consideradas confusas e em pontos do próprio modelo. Na 2ª aplicação, o modelo já foi apresentado com as alterações. O material foi bem aceito pelas duas turmas. Pretende-se ainda adaptar o modelo fazendo diferentes relevos e texturas, para torná-lo acessível e inclusivo para estudantes cegos ou com baixa visão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência