ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS: UM MÉTODO DE APRENDIZAGEM PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Italo de Oliveira Assuncao
  • Joao Airton de Matos Pontes

Resumo

Entender a história é percorrer caminhos, compreender avanços, e reconhecer erros. Na Educação Física não é diferente, todavia, entender a narração de algo que sempre esteve diretamente ligado à sobrevivência da espécie humana não é uma tarefa nada fácil. Pensando nos alunos do curso de Educação Física que vivenciam disciplinas de cunho teórico e prático, achamos necessário pensar uma história que seja atraente para os acadêmicos, fazendo com que eles entendam a importância de estudar essa disciplina e até repassar os conteúdos para seus futuros alunos. Foi pensado juntamente com os discentes, formas interessantes para que eles estudassem o conteúdo, e que não focasse apenas na leitura de textos e artigos, ficando decidido pela elaboração de questionários feitos em grupos e posteriormente aplicados em sala de aula. Os referidos questionários foram aplicados em forma de Quis e pode-se observar a interação e a colaboração dos grupos para chegar ao êxito da tarefa, tornando a aula mais dinâmica, e com maior aproveitamento dos conteúdos estudados. Ademais, a aplicação do Quis, também serviu como forma de revisão dos conteúdos já estudados, além de tirar dúvidas que eventualmente ainda existiam entre os acadêmicos. Isso mostra que o questionário foi bem aceito pelos universitários, por se tratar de uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem dos discentes, ficando como forma didática a ser melhorada e reaplicada em turmas posteriores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência