ELABORAÇÃO DE UM LAMINÁRIO COM AMOSTRAS DE SANGUE DE NEONATOS PARA A DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA BÁSICA

Autores

  • Thaynara Carvalho de Freitas
  • Romélia Pinheiro Gonçalves
  • Adriano Evangelista Maia
  • Nayara Silva Lima
  • Antonio Eduardo de Castro Barros
  • Alcinia Braga de Lima Arruda

Resumo

No curso de Farmácia, as aulas práticas são fundamentais para a disciplina de hematologia básica, pois visa o aprimoramento do processo de aprendizado dos alunos e monitores. A montagem de um laminário com amostras de sangue de neonatos é importante pois estas lâminas, por apresentarem maior variabilidade hematológica, proporcionam a possibilidade de novas experiências práticas no laboratório, enriquecendo, assim, a disciplina e os discentes. O objetivo deste trabalho foi descrever a confecção, aplicação e uso do laminário nas aulas práticas de hematologia básica e verificar sua importância na formação acadêmica dos alunos. O preparo do laminário ocorreu seguindo-se as seguintes etapas: 1) coleta de 30 amostras de sangue de neonatos e preparo das distensões sanguíneas; 2) realização do hemograma de forma automatizada 3) revisão da lâmina pelos monitores da disciplina para validação dos resultados 4) digitação e impressão dos resultados para utilização nas aulas práticas 5) utilização das lâminas, observação e acompanhamento dos alunos quanto a aprendizagem, a habilidade técnica e o conhecimento. Foi elaborado um laminário com 30 amostras de sangue de neonatos, no qual os alunos conseguiram encontrar diversas variações hematológicos tanto nas hemácias quanto nos leucócitos como: eritoblastos ortocromáticos, poiquilocitose, presença significativa de bastões, entre outros, mostrando a importância dessa atividade para a aprendizagem dos monitores e alunos. Concluiu-se que o laminário enriqueceu as aulas práticas dando a oportunidade para os alunos visualizarem características celulares diferentes do cotidiano, o que tende a agregar conhecimento e segurança para esses futuros profissionais, quando lançados no mercado de trabalho.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência