ENCONTROS (IM)PERTINENTES ENTRE ÉTICA, SAÚDE COLETIVA E PSICOLOGIA
Resumo
O projeto teve como objetivo o auxílio na orientação dos trabalhos das disciplinas de "Ética e Psicologia" e "Psicologia e Saúde Coletiva I". Em relação à primeira, a atividade envolvia a pesquisa sobre um dilema ético pensado por cada equipe, que deveria ser compartilhado com toda a turma. Por sua vez, o trabalho da segunda disciplina envolvia uma ação de extensão na qual os estudantes deviam escolher um tema estudado durante o semestre e realizar uma intervenção com pessoas fora da universidade em uma atividade de educação em saúde. Por se tratarem de atividades que se relacionavam muito com experiências práticas na área da psicologia, mas que deveriam ser pensadas e planejadas por alunos do começo do curso, foi importante o acompanhamento dos monitores. Ademais, houve a realização de atividades no contraturno, como proposta de enriquecimento teórico, experiencial e compartilhado entre as duas turmas (e, também, abertas a demais interessados). Ao longo do ano, ocorreram quatro encontros, dois em cada semestre. As atividades contaram com metodologias variadas e discutiram temas que têm atravessamentos nas duas disciplinas, mas não teriam tempo de serem aprofundados apenas nos horários das aulas. Os encontros realizados foram: 1) roda de conversa “quem merece saúde coletiva?”; 2) oficina “(Im)Pertinências históricas: 32 anos da luta antimanicomial”, em parceria com os monitores da disciplina de "Psicologia e Saúde Coletiva II" para a XXVIII Semana de Psicologia da UFC; 3) cine-debate: “Praça Paris”; e 4) a mesa-redonda “Saúde mental e atenção primária: intersecções entre política e cuidado”, em parceria com o projeto "Promoção de Arte, Saúde e Garantia de Direitos" (PASÁRGADA-UFC). Por meio dessas atividades, foi possível construir espaços de construção coletiva de conhecimento fora das salas de aula, que foram potencializado pela encontro com outras pessoas interessadas nas temáticas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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