ENGLISH AND MUSIC: O ENSINO DA GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DA MÚSICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA PELA RESIDÊNCIA PEDAGOGICA.

Autores

  • Ana Raquel Pinto Vasconcelos
  • Luzimara Silva de Sousa
  • Nazareno de Araújo Freitas
  • Paulo Sérgio Pereira de Oliveira
  • Lidia Amelia de Barros Cardoso

Resumo

O presente artigo relata os resultados do projeto de intervenção pedagógica, English and Music, realizado pelos bolsistas do programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará. O objetivo consiste em revisar de forma lúdica o conteúdo gramatical estudado em sala de aula com a finalidade de propor a aprendizagem do conteúdo gramatical da língua inglesa de uma maneira dinâmica. Buscamos verificar a capacidade de motivação e engajamento dos alunos através do ensino do inglês por meio da música. Embasaremos este estudo Segundo Crookes e Schmidt (1991), quando diz que a motivação se torna importante, pois ela controla o engajamento e a persistência dos alunos nas tarefas de aprendizagem. Também, de acordo com Michelon (2003), a motivação é fator relevante para que ocorra a aprendizagem. Foi realizado um estudo quali-quantitativo em uma escola pública no município de Fortaleza com 62 alunos do oitavo ano. Na primeira etapa, um pré teste foi realizado no qual os alunos responderam perguntas no google forms, essas perguntas avaliaram o conhecimento gramatical dos alunos. No segundo momento, foi realizado o levantamento dos conteúdos em que os alunos não obtiveram desempenho satisfatório. Após tal levantamento, foram realizadas três revisões utilizando músicas que apresentavam os tópicos gramaticais nos quais os alunos tiveram maior dificuldade. Na última etapa um pós teste foi realizado. Com a análise em andamento, os resultados sugerem que atividades dinâmicas despertam o interesse do aluno e o fazem assimilar os conteúdos gramaticais mais facilmente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência