ENGLISH CLUB - A LITERATURA COMO VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL PELO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
A literatura é um meio extremamente rico de conhecimento de uma língua. O presente trabalho teve como propósito avaliar a efetividade do uso de gêneros literários no ensino da língua inglesa em uma escola pública da cidade de Fortaleza – CE, através de um projeto de intervenção pedagógica intitulado English Club. O estudo foi quantitativo de caráter longitudinal. Foram ministradas 15 aulas de língua inglesa entre fevereiro e junho de 2019, através de obras de diferentes gêneros literários para alunos de 8° ano do ensino fundamental. Para levantamento de dados foram realizados 3 testes para avaliar a capacidade de reconhecimento da língua estrangeira e na interpretação de texto. Participaram do estudo, ao todo, 39 estudantes, mas apenas 33 testes foram computados para fins de análise após passarem pelos critérios de inclusão e exclusão. Para os 33 participantes analisados, foram estabelecidas as médias, moda e mediana, individuais e gerais. Observou-se que, ao compararmos com a média para a aprovação escolar (6,0 pontos), apenas 9 estudantes (±27%) obtiveram médias superiores. Quando analisado em comparação à média do estudo (4,8 pontos), 14 estudantes (±42,42%) conseguiram superar a média. Analisando os dados inter testes, em relação à média da escola, entre o primeiro e o segundo questionário não houveram ganhos quantitativos quanto aos alunos que atingiram ou superaram a média da escola (8 alunos em ambos). Porém, entre o segundo e terceiro testes, houve um aumento de 75% (6 estudantes) no número de participantes que atingiram ou ultrapassaram a média da escola. Constatou-se que os resultados sugerem ganhos nessa primeira aplicação do método em estudo, podendo este ser um eficiente método para ensino de língua estrangeira em uso real, e aquisição léxico estrutural desta.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.