ENGLISH CLUB - A LITERATURA COMO VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL PELO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Evelyn Batista da Silva
  • Igor Moura Bezerra
  • Úlima Silva Rodrigues
  • Lidia Amelia de Barros Cardoso

Resumo

A literatura é um meio extremamente rico de conhecimento de uma língua. O presente trabalho teve como propósito avaliar a efetividade do uso de gêneros literários no ensino da língua inglesa em uma escola pública da cidade de Fortaleza – CE, através de um projeto de intervenção pedagógica intitulado English Club. O estudo foi quantitativo de caráter longitudinal. Foram ministradas 15 aulas de língua inglesa entre fevereiro e junho de 2019, através de obras de diferentes gêneros literários para alunos de 8° ano do ensino fundamental. Para levantamento de dados foram realizados 3 testes para avaliar a capacidade de reconhecimento da língua estrangeira e na interpretação de texto. Participaram do estudo, ao todo, 39 estudantes, mas apenas 33 testes foram computados para fins de análise após passarem pelos critérios de inclusão e exclusão. Para os 33 participantes analisados, foram estabelecidas as médias, moda e mediana, individuais e gerais. Observou-se que, ao compararmos com a média para a aprovação escolar (6,0 pontos), apenas 9 estudantes (±27%) obtiveram médias superiores. Quando analisado em comparação à média do estudo (4,8 pontos), 14 estudantes (±42,42%) conseguiram superar a média. Analisando os dados inter testes, em relação à média da escola, entre o primeiro e o segundo questionário não houveram ganhos quantitativos quanto aos alunos que atingiram ou superaram a média da escola (8 alunos em ambos). Porém, entre o segundo e terceiro testes, houve um aumento de 75% (6 estudantes) no número de participantes que atingiram ou ultrapassaram a média da escola. Constatou-se que os resultados sugerem ganhos nessa primeira aplicação do método em estudo, podendo este ser um eficiente método para ensino de língua estrangeira em uso real, e aquisição léxico estrutural desta.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência