ENSINO COLETIVO DE VIOLINO E VIOLA: ADAPTAÇÃO DA METODOLOGIA ÀS NECESSIDADES DE COMPREENSÃO DE ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO NAS PRÁTICAS EM GRUPO.

Autores

  • Nezian Freire Carneiro
  • Arisse Rosa de Lima
  • Liu Man Ying

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em relatar as atividades propostas pelos monitores do Programa de Iniciação à docência (PID), atuantes no Instituto de Cultura e Arte (ICA- UFC) para melhor aproveitamento da aprendizagem de alunos com déficit de atenção, adaptando a metodologia do Ensino Coletivo de Violino e Viola às necessidades de compreensão desses alunos nas práticas em grupo. Utilizaremos do Estudo de caso de uma aluna de sete anos de idade, inserida em uma das turmas iniciantes nos projetos de extensão no período de março a novembro de 2019. Notamos que resultados positivos foram obtidos, ao aplicarmos algumas sugestões de Teixeira (2013), como por exemplo, criar uma agenda com os exercícios do dia, organizar as atividades mais difíceis para o início de aula, e estimular atitudes assertivas através de elogios positivos. Também nos programamos para reservar alguns momentos antes da aula coletiva, junto à aluna, para prepara-la antecipadamente ao conteúdo a ser estudado por todos. A utilização de cores e formas distintas ajudaram na melhor visualização das notas na partitura musical. Notamos que após estas ações antes de cada aula, a aluna apresentou melhoria na percepção e integração durante os processos de aprendizagem. Podemos concluir que a adaptação do método de ensino coletivo e a continuidade dessa abordagem com articulações de forma comunicativa promoveram avanços significativos na aquisição de conteúdo e no seu comportamento em sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência