ENSINO DA LITERATURA PORTUGUESA: ERA MEDIEVAL

Autores

  • Brenda Juca Soares
  • Geraldo Augusto Fernandes

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever as atividades exercidas durante o ano de 2019 na monitoria de literatura portuguesa I. Ao observar a relação dos estudantes com os conteúdos apresentados no primeiro contato com a literatura propriamente dita na universidade podemos perceber que o tempo em sala de aula é insuficiente pra aproximar os alunos da literatura. A distância dos textos, tanto em tempo quanto em linguagem, também dificultam o processo de aprendizagem, o que inclusive dificulta na progressão no curso de Letras. Nesse sentido, torna-se necessária a ampliação desse contato para fora da sala de aula. Decidimos, portanto, criar um minicurso abordando temas da literatura medieval com o intuito de expandir os conteúdos apresentados e integrá-los com os estudantes por meio da aprendizagem cooperativa trazendo o estudante pro centro da sua aprendizagem. Para isso, utilizamos textos literários além dos vistos em sala e relacionamos com os conhecimentos prévios deles, usando estratégias como a tempestade de ideias a fim de construirmos juntos interpretações concisas sobre o texto. Percebemos que os obstáculos encontrados foram a organização inicial do projeto e manter o ânimo e frequência dos alunos que inicialmente demonstraram interesse. Pretendemos dar continuidade ao projeto no próximo ano, adaptando as possíveis falhas deste para que haja maior integração dos novos alunos do curso de letras com a literatura portuguesa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência