ENSINO DE CRIPTÓGAMAS E A FORMULAÇÃO DE UM MANUAL MODELO PARA AS AULAS PRÁTICAS

Autores

  • Carlos Henrique de Sousa Pereira
  • Maria Vitória Coutinho Cordeiro da Silva
  • Maria Iracema Bezerra Loiola

Resumo

As aulas práticas têm uma importância significativa na formação profissional de qualquer biólogo. Por ser a aplicação da teoria aprendida em sala, são essenciais para melhorar a assimilação dos conteúdos vistos, e por isso, devem ser muito bem planejadas, organizadas, contextualizadas e terem objetivos muito claros. Na disciplina de Criptógamas, os monitores têm a função de preparar e conduzir as aulas práticas, sendo responsáveis pela seleção das amostras, explicar o que deve ser feito e corrigir os Cadernos de Atividades dos alunos. O presente estudo teve como objetivo elaborar um Manual Modelo com o roteiro das dez aulas práticas da disciplina de Criptógamas. No manual são apresentadas sugestões de como as aulas podem ser desenvolvidas, o foco dos conteúdos e as diferentes formas de abordá-los. O Manual tem a finalidade de auxiliar os monitores, que poderão consultá-lo antes das aulas práticas e terem uma noção mais embasada das experiências de outros monitores, além de deixar as suas próprias contribuições. O Manual Modelo será baseado nas experiências com a turma de Ciências Biológicas do período de agosto a dezembro de 2019. Sendo assim espera-se que o Manual Modelo dinamize o tempo de preparação das atividades práticas de aulas futuras e para o planejamento de novas estratégias de ensino, além de auxiliar na integração dos conteúdos em um menor espaço de tempo, melhorando o processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento das aulas práticas de Criptógamas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência