ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: APRENDENDO A ENSINAR LEITURA

Autores

  • Maria Geovana Pires Teixeira
  • Sahmaroni Rodrigues de Olinda
  • Adriana Leite Limaverde Gomes
  • Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Resumo

O Programa de Iniciação à Docência (PID) da Universidade Federal do Ceará (UFC) contribui para a formação do estudante ao oportunizar ao aluno monitor vivenciar a dinâmica da docência no ensino superior. Tal experiência é ainda mais significativa para o licenciando em formação, como é o caso do aluno do curso de Pedagogia. O projeto intitulado “O Ensino da Língua Portuguesa e a problematização das situações cotidianas da sala de aula”, que faz parte do supracitado programa, oportuniza ao monitor acompanhar a disciplina de Ensino de Língua Portuguesa, em que são abordados os eixos de oralidade, leitura, escrita e ortografia. Em cada eixo os alunos trabalham conteúdos teóricos e práticos. Nesse estudo, será abordado um dos exercícios do eixo de leitura, objetivando compreender a percepção dos alunos da disciplina sobre o papel da atividade de intervenção literária para a formação de professores de leitura. Em tal atividade, fundamentados em Solé (1998) e Kleiman (2001), os alunos são convidados a planejar e apresentar um livro de literatura infantil por meio de contação ou leitura, utilizando ou não algum recurso didático e com o uso obrigatório de estratégias de leitura. Para a realização desse estudo, procedemos com acompanhamento da organização das equipes, apreciação das apresentações, também aplicação de um questionário online e análise dos planejamentos. Os resultados mostraram que, para a maioria dos alunos que responderam o questionário, foi a primeira participação em uma intervenção literária e todos consideram que a atividade contribuiu para a sua formação como professor de leitura. Dessa forma, concluímos que atividades como a que foi aqui abordada corroboram para a formação de professores que pratiquem um ensino de leitura prazeroso. Assim, contribuindo para a construção de alunos leitores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência