ENSINO DE SEMIOLOGIA NA GRADUAÇÃO: IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO NA PRÁTICA CLÍNICA
Resumo
Introdução: A disciplina de Semiologia passou a integrar a Área de Fundamentos de Enfermagem, mediante Portaria do MEC nº 1.721 de 15 de dezembro de 1994. A partir de então, determinou-se a necessidade acadêmica de preparação e capacitação do enfermeiro no domínio e na habilidade para a realização do exame físico do paciente. Dessa forma, é imprescindível facilitar o processo de ensino-aprendizagem da semiologia por meio de metodologias ativas. Pode-se utilizar a própria prática, com a simulação do elo paciente-profissional, para estímulo de apreensão do conhecimento pelos alunos de graduação. Objetivo: Promover o ensino clínico do exame físico por meio da utilização de metodologias ativas como estímulo da aprendizagem do aluno. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir dos métodos adotados pela monitoria de semiologia no curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará no ano de 2019. Resultados: Após as aulas teórico-práticas com as professoras, os discentes da disciplina participavam das aulas de monitoria e recebiam o papel de pacientes e/ou profissionais. Dessa forma, ao se considerar enfermeiros, realizavam um pequeno acolhimento ao paciente, com perguntas que contribuam com os exames realizados ao longo da simulação. Esses exames eram realizados com os instrumentos de exame físico presentes na disciplina. Relatava-se os resultados do exame físico, explicando a normalidade ou não desses ao paciente, com posterior anotação de enfermagem. Todo esse processo era acompanhado pelo monitor que fazia as intervenções necessárias para que os achados fossem coletados corretamente. Conclusão: Os discentes da disciplina se mostraram ativos com certa independência para tomada de decisão. Relataram ainda o aprendizado constante e significante, e que os ajudaram tanto na disciplina, como na fixação do exame físico para sua futura vida profissional.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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