ENSINO E APRENDIZAGEM EM SEMIOLOGIA PEDIÁTRICA: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE MONITORIA NO CURSO DE MEDICINA DA UFC/CE
Resumo
Introdução: A esfera da semiologia, em especial a pediátrica, demanda, para viabilização e melhor aproveitamento do binômio ensino-aprendizagem, estratégias e ferramentas didáticas que, para além da conceituação teórica do tema, ensejem o desenvolvimento, dentro da propedêutica médica, da capacidade de observar e reconhecer os fenômenos implícitos no exame da criança. Objetivos: Avaliar os resultados do uso de métodos e recursos didáticos em aulas de monitoria para compreensão de conceitos introdutórios no âmbito da semiologia pediátrica. Metodologia: Este é um estudo quantitativo, realizado com 1/3 dos alunos que, no ano de 2019, passaram pelo módulo de Pediatria, durante o 6º semestre do curso de medicina, totalizando 32 participantes. Inicialmente ministrou-se a esses estudantes uma aula teórica de 50 min com o uso do software on-line Prezi® e de vídeos disponibilizados na internet, sendo, concomitantemente, entregue um material impresso que resumia os principais valores e conceitos acerca de semiologia pediátrica e que trazia uma questão-chave que deveria ser respondida no decorrer da aula. Em seguida, após visitas a leitos em uma enfermaria pediátrica, um teste com 10 questões objetivas sobre o tema era aplicado a todos os alunos, sendo os dados plotados em tabelas e analisados. Resultados: A porcentagem de estudantes, dentre os participantes, que obtiveram nota dentro ou acima da média foi de 81% e o índice de acertos de questões por esses alunos foi de 76%, sendo que 39% desses acertos correspondiam a questões cujos temas foram abordados somente durante a aula e outros 22% referiam-se a questões cujo assunto foi abordado somente no material elaborado. Conclusão: apesar do aporte numérico não possibilitar o estabelecimentos de conclusões definitivas, é possível depreender que o emprego de recursos didáticos no campo da semiologia pediátrica traz resultados positivos, propiciando o aperfeiçoamento de habilidades e consolidação de conhecimentos sobre o tema.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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