EQULÍBRIO QUÍMICO – NOVA PROPOSTA NAS AULAS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL

Autores

  • Gabriel Amarante da Silva
  • Tiago Linhares Cruz Tabosa Barroso
  • Cristiane Pinto Oliveira

Resumo

Como aprofundamento dos conteúdos teóricos apresentados em Química Geral, as práticas realizadas em laboratório destinam demonstrar maior aplicabilidade do que é visto em sala de aula. O Equilíbrio Químico é um dos assuntos apresentados na ementa de Química Geral. Quando uma reação química atinge o equilíbrio praticamente não são observadas mudanças na quantidade de reagentes e produtos, entretanto esse equilíbrio pode ser alterado quando mudamos a temperatura, pressão ou concentração de reagentes ou produtos. Essas alterações são, muitas vezes, perceptíveis a olho nu, favorecendo assim aplicações experimentais. O objetivo desse estudo é propor um experimento envolvendo conceitos relativos ao equilibro químico para a inclusão nas aulas práticas de química experimental. Na execução do experimento foram preparadas: 50 mL solução a 3,32% (m/v) de NaOH; e outra de 50 mL a 6% (m/v) de dextrose. As soluções foram misturadas em um erlenmeyer e adicionado uma pequena alíquota do indicador azul de metileno, seguindo as etapas de agitação e repouso para observação dos efeitos na solução. Na agitação é observado o aparecimento da coloração azul, porém, ao deixar em repouso, a solução volta ao estado inicial de limpidez. O equilíbrio químico é governado pela concentração do oxigênio , com a aeração do meio através da agitação o oxigênio é dissolvido ao meio e o leucometileno é convertido a azul de metileno, formando ácidos e sais de ácidos carboxílicos, o que atribui à coloração azul. Entretanto, quando o sistema é mantido em repouso, o indicador é reduzido a leucometileno, devido à falta de oxigênio, tornando a solução incolor. Neste procedimento os alunos poderão entender de forma simples, a dissolução, a redução e a oxidação de um composto orgânico e a alteração do equilíbrio de uma reação. Dessa forma, a inclusão desse experimento nas práticas de Química Experimental farão os alunos entender de forma mais clara o equilíbrio químico,diminuindo a evasão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência