ERRO COMO FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CÁLCULO ADAPTADO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Autores

  • Lydiana Rodrigues de Oliveira
  • Jorge Carvalho Brandao

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades realizadas na monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID) referentes ao projeto em questão, que se deu não apenas para o auxílio às turmas de cálculo vigentes no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), como também alunos com dificuldades educativas especiais, especificamente o aluno alfa, recém entrado no instituto. Ele possui uma personalidade amável e sociável, sendo demasiadamente afetuoso e interativo com todos do LABOMAR, o que cria situações de dispersão quando este aluno precisa ter concentração para realizar atividades acadêmicas. O aluno possui dificuldade específicas com áreas que requerem utilização de matemática, e estas percorrem boa parte do curso de oceanografia, apresentando dificuldade nas cadeiras iniciais de física e química e abandonando cadeiras em que a didática não o auxiliava. Por ter realizado atividades com mineralogia em sua escola profissionalizante, possui afinidade na área geológica, com bom desempenho em cadeiras de biologia e geologia, que o faz ter grande interesse pelo curso, além de expressar ser fascinado pelo mar. Minha vivência com ele anterior à monitoria, sendo colega de classe, foi afetiva e de auxílio. Como atividades da monitoria, utilizei o WolframAlfa com o aluno, aplicando equações matemáticas e analisando gráficos, apliquei realização de resumos com textos, instruídos pelo meu orientador, que mostravam a aplicabilidade do cálculo na oceanografia e realizei apanhados de informações sobre seu desempenho acadêmico. O aluno alfa responde de maneira excelente quando se possui uma didática paciente e que lhe incentive a pensar. A dificuldade nas atividades foi com relação sua insegurança com relação ao seu aprendizado e a necessidade de rememorar com constância conteúdos já tratados. No geral a prática da monitoria ocorreu cumprindo seu objetivo e as respostas do aluno à prática foram boas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência