ESCRITA ACADÊMICA: ANÁLISE DE CITAÇÕES ELABORADAS POR DISCENTES DO PRIMEIRO SEMESTRE NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA.

Autores

  • Mateus de Sousa Braz
  • Edson Silva Soares

Resumo

As citações são elementos incluídos no texto durante a leitura de documentação e que são úteis para corroborar, esclarecer ou dar provas as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio. O objetivo do estudo foi analisar citações desenvolvida por discentes do primeiro semestre do curso de Educação Física - Bacharelado (integral), com base em textos propostos em uma atividade da disciplina de Metodologia Científica. O estudo tem como base uma análise descritiva quantitativa, feita com 43 alunos. A coleta de dados foi realizada através de um exercício de citações indiretas, onde era disposto três trechos de artigos de uma mesma temática e solicitado que fosse escrito um texto. Os dados foram analisados por meio desses textos e categorizados em relação a estrutura que se tinha como analise o uso de vírgulas e parênteses dispostos de maneira errada, e de semântica com base na concordância verbal e escrita. Os dados obtidos demonstraram que 41,86% das citações indiretas apontavam erros na estrutura, sendo eles, o uso de vírgulas e parênteses colocados de maneira equivocada estando fora do padrão, enquanto 58,14% estavam dentro do padrão, 60,47% encontravam-se dentro da semântica adequada e 39,53% fora da semântica adequada com erros de concordância verbal e repetição de vocábulos. É possível concluir a partir desses dados que apesar do elevado número de erros que se dá principalmente por ainda estarem se adaptando a este tipo de escrita, mais da metade dos discentes conseguiram manter uma coerência e intertextualidade correta em relação a temática proposta.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência