ESTÁGIO E CAPACITAÇÃO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA - UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo explanar sobre a experiência de monitoria e atividades desenvolvidas nas disciplinas de Estágio e Capacitação em ensino de Filosofia III e IV realizadas no ano de 2019. Destacando a intenção das mesmas na formação de professores comprometidos em vivenciar a docência e as disposições filosóficas atreladas a essa prática de modo abrangente, saindo do espaço comum de uma educação bancária e formal, na qual o modo de avaliação dos alunos se fundamenta em princípios e modelos pré estabelecidos que procuram eficácia e desempenho fabril. A proposta e os filósofos com os quais a professora trabalha durante o ano se distinguem desse pensamento tradicional e buscam em contrapartida uma educação voltada para a diferença, onde o aluno não é comparado a um modelo referencial, de modo que a referência seja ele mesmo em seu particular desenvolvimento - priorizando suas particularidades. As referências teóricas principalmente os filósofos da diferença: Gilles Deleuze, Félix Guattari, bem como,Michel Foucault, Sandra Corazza, Daniel Lins etc. No decorrer da Disciplina trabalhamos esses autores e os alunos apresentaram em forma de seminários os textos propostos pela professora. Outra atividade foi de cada aluno, individualmente , ministrar uma aula de 50 minutos em nível de ensino médio e temática livre para exercitar suas habilidades de docência e avaliar junto a turma suas dificuldades e dúvidas. Por fim , promovemos, junto a Escola Polivalente Modelo de Fortaleza, o projeto Sábado Filosófico no qual os alunos ministraram em grupo minicursos de variados temas, proporcionando o contato direto com os alunos da rede pública e construindo saberes de forma coletiva.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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