ESTATÍSTICA E MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADO A GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Raissa Clebia de Sousa Menezes
  • Julio Alfredo Racchumi Romero

Resumo

O objetivo deste trabalho é expor a experiência com a monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID) no projeto de “Iniciação à Docência em Estatística e Métodos Quantitativo para a Gestão de Políticas Públicas”, do Departamento de Estudos Interdisciplinares - DEINTER, da Universidade Federal do Ceará - UFC. No primeiro semestre de 2019 as atividades estiverem relacionadas a disciplina de Métodos Pesquisa e Análise Quantitativa. Para esta disciplina os alunos foram estimulados a desenvolverem suas habilidades através do ensino de software estatístico SPSS para aplicação na gestão pública. O trabalho de monitoria auxiliou nas aulas expositivas e práticas no laboratório de informática. Destaca-se, que algumas atividades no semestre 2019.1 foram voltadas também, para os alunos com deficiência visual, com encontros semanais para a revisão do conteúdo e também na resolução das atividades com o acompanhamento do monitor. No segundo semestre de 2019.2 a monitoria se desenvolveu na disciplina de Estatística Aplicada à Gestão de Políticas Públicas, realizando encontros participativos para a resolução de atividades e esclarecimento de dúvidas, na qual os estudantes puderam debater e fazer a resolução de exercícios da disciplina. Os trabalhos nesse projeto de monitoria procuraram a participação e colaboração entre o professor, monitor e o estudante no processo ensino-aprendizagem, assim, os alunos foram estimulados a conhecerem mais ferramentas para a aplicação na Gestão Pública e a aplicação dos métodos quantitativos em pesquisas acadêmicas e profissionais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência