ESTILOS DE APRENDIZAGEM E DIFERENTES FORMAS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM HUMANA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Ana Beatriz Silva
  • Raiany Kelly Abreu de Oliveira
  • Adriano Ferreira Nobre
  • Livia Gomes Viana Meireles

Resumo

São muitas as abordagens utilizadas no processo de ensino-aprendizagem que levam em consideração que pessoas são diferentes umas das outras e que cada individuo aprende de modo diferente, além disso, as diferenças individuais se acentuam com o passar do tempo, sendo mais evidentes entre os adultos. No decorrer da disciplina de Psicologia da Aprendizagem Humana ofertada no segundo semestre do curso de Educação Física foram aplicados diferentes tipos de avaliação do conteúdo. No início do semestre os alunos responderam ao Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb que descreve a maneira pela qual a pessoa aprende e como lida com ideias e situações do dia-a-dia. O inventário apresenta quatro estilos de aprendizagem: teórico, pragmático, observador e ativista. De acordo com os estilos de aprendizagem mais evidenciados em cada turma, as atividades foram pensadas no sentido de facilitar o aprendizado do conteúdo. Nessa perspectiva foram solicitados que os alunos fizessem as seguintes atividades: mapa mental de um artigo, fichamento de texto, prova objetiva, síntese de um vídeo, apresentação de seminário, escrita de um pôster. Dessa forma, ao final das disciplinas foi aplicado um questionário no google forms e enviado aos alunos das turmas, com a finalidade de verificar a percepção deles sobre as diferentes abordagens e métodos de avaliação. De um modo geral, os alunos apontaram que as diferentes abordagens realizadas durante a disciplina facilitou o aprendizado do conteúdo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência