ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE DÚVIDAS NO MÓDULO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR, COM FOCO EM GENÉTICA.
Resumo
INTRODUÇÃO: A medicina, com conteúdos vastos e complexos a serem assimilados, constitui-se como um curso do ensino superior que exige muito de seus estudantes. Dentre eles, a genética médica configura-se como um desafio a ser enfrentado pelos discentes, visto que engloba temas de genética clínica e de biologia molecular, necessitando de raciocínios mais elaborados por parte dos alunos. Salienta-se, ainda, o fato dessa disciplina estar inserida no 1º semestre do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC, onde os estudantes são, em sua maioria, recém-egressos do Ensino Médio e ainda estão se adequando ao meio acadêmico. Diante do exposto, a busca por métodos de facilitação da aprendizagem torna-se muito importante. OBJETIVO: Avaliar a eficácia de métodos de identificação de dúvidas dos alunos pelos monitores a fim de que os mesmos possam intervir para auxiliar na aprendizagem. MÉTODO: Resolução de listas com exercícios variados elaboradas pelos monitores para os discentes, com orientação das professoras. Frente à dificuldade dos alunos para externarem suas dúvidas, foram também aplicadas estratégias que os estimulassem a verbalizá-las. Para a avaliação da eficácia da atividade foram distribuídos questionários físicos e anônimos, em sala de aula, para os estudantes do 1º semestre do Curso de Medicina da UFC FORTALEZA (períodos de 2019.1 e 2019.2). RESULTADOS: Foram avaliadas 92 respostas; 95% dos estudantes afirmaram que essa atividade facilitou bastante o entendimento da integração da genética clínica com a molecular; 94% deles consideraram que o uso de modelos variados de exercícios auxiliou bastante na identificação das dúvidas e 56% consideraram que a recompensa (chocolate) estimulou para que respondessem as perguntas ou verbalizassem suas dúvidas nas monitorias. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que o método de ensino utilizado facilitou a aprendizagem e foi bem aproveitado pelos estudantes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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