ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR DE TEXTOS ESCRITOS EM FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE): UMA EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Kariane dos Santos Pereira
  • Ticiana Telles Melo

Resumo

A interação dos estudantes de Francês como Língua Estrangeira (FLE) com os textos escritos em francês, pode ser uma atividade sempre complexa ou que aos poucos se torna mais natural. Essa naturalidade costuma se dar quando o aprendiz se relaciona com os textos escritos por meio de estratégias. A partir desse pensamento, neste trabalho, temos como objetivo analisar como estratégias de aprendizagem (O’MALLEY et al., 1985a, 1985b apud CORNAIRE, 1991) foram apresentadas pelos estudantes que participaram de uma oficina de leitura em língua francesa, atividade essa vinculada à monitoria de língua e cultura francesas, buscando visualizar, sobretudo, quais estratégias se mostraram mais presentes na prática de leitura dos participantes. Destacamos ainda que o livro utilizado na oficina foi um paradidático do nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, o qual trabalha, principalmente, com questões culturais da Bretanha, região do oeste da França. Nossa coleta de dados se deu por meio de entrevistas com os participantes da oficina e por meio de observações realizadas nos próprios encontros. A análise dos dados revelou que as principais estratégias utilizadas foram: metacognitivas, as quais se referem à organização e avaliação do processo de aprendizagem e socioafetivas, relacionadas à interação e à relação com outros indivíduos. Acreditamos que os resultados dessa pesquisa contribuem para fomentar a reflexão sobre a aprendizagem de línguas e, em especial, a aprendizagem da leitura e de suas estratégias no ensino de FLE, no âmbito do Curso de Letras.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência