ESTUDANDO A BIODIVERSIDADE: PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE OS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES PARA USO EM SALA DE AULA INVERTIDA E EM AULAS PRÁTICAS
Resumo
O estudo da biodiversidade requer compreensão sobre a dinâmica de cada ecossistema e sua ecologia. O envolvimento do aluno com o conteúdo e sua dedicação à leitura teórica são essenciais para o aprendizado. Visando tornar esse envolvimento mais efetivo e incentivar discussões que provoquem o pensamento ativo dos alunos durante a disciplina, foram incluídas práticas dinâmicas em sala de aula. O modelo de sala de aula invertida, com textos previamente indicados aos alunos e trazidos para debate em sala, foram enriquecidos com conteúdo extra. Foram usadas imagens, estudos de caso, artigos e informações que pudessem despertar maior interesse em torno do tema. Nesses momentos foram sugeridos documentários, filmes, séries e programas relacionados ao tema em discussão. Como tentativa de dinamizar o processo avaliativo e torná-lo mais descontraído e prazeroso para a turma foram realizados quizzes em sala de aula. Separada por grupos, a turma participa de um jogo de perguntas e respostas, ao final do qual é contabilizado o placar e calculada a nota equivalente ao número de acertos. Para as aulas de campo foram selecionados junto ao professor mapas que foram impressos e entregues às equipes. As monitoras contribuíram com explicações adicionais, ajudaram no entendimento e uso dos mapas, organização da turma e da viagem. Além das atividades mais lúdicas e preparação de conteúdo e organização das aulas práticas, foram também ministradas atividades de revisão de conteúdo. As revisões ocorriam por demanda da turma que previamente indicava os pontos de maior dificuldade. A revisão incluía todos os assuntos que seriam parte da avaliação, dando maior enfoque aqueles apontados previamente como prioritários pelos alunos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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