ESTUDO COMPARATIVO DA APLICAÇÃO DE DUAS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM POR PARES NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Mariana Campos Castro e Silva
  • Gabriel de Sousa Correia
  • Davi Cezar Chaves da Costa
  • Luciany Lopes Pinheiro
  • Alexandre Conrado Maia Vidal
  • Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Badadopulos

Resumo

As metodologias ativas são estratégias de ensino que colocam o estudante como o centro de seu processo de aprendizagem, podendo ocasionar no aumento da qualidade do tempo em sala de aula e no incremento da participação dos alunos na aula. Nesse artigo, aborda-se a experiência de aplicação de metodologias ativas na disciplina de materiais de construção civil I, no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará. Busca-se comparar duas ferramentas auxiliares da aplicação de metodologias de aprendizagem por pares: Kahoot, e Peerwise. Na semana de antecedência da primeira avaliação progressiva (AP1) da disciplina, um jogo competitivo com formação de duplas entre os alunos foi realizado com auxílio da ferramenta Kahoot. Durante a semana seguinte à prova, foi explorada a ferramenta Peerwise, que auxilia a troca de informação de forma colaborativa entre alunos. Após isso, foi aplicado um questionário com participação de 25 dos 45 alunos da turma, avaliando-se suas percepções acerca de cada atividade. Concluiu-se que ambas trazem benefícios à condução da disciplina, mas com especificidades. Os alunos, em sua maioria, afirmaram maior diversão com o Kahoot, mas também acreditam terem aprendido mais durante atividade com o Peerwise, a qual forneceu ao professor informações mais profundas sobre o aprendizado dos alunos, enquanto o Kahoot estimulou maior dinamicidade, raciocínio rápido, cooperação e espírito competitivo. Agradecimentos à Universidade Federal do Ceará que através do Programa de Iniciação à Docência proporcionou essa experiência engrandecedora.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência