ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ATIVIDADE DE MONITORIA COM QUESTÕES ON-LINE E AULA EXPOSITIVA

Autores

  • Daniel Farias Aquino
  • Camila Ferreira Roncari
  • Richard Boarato David

Resumo

Introdução: Existem diversos métodos de aplicação de atividades utilizados por monitores, como aulas presenciais e atividades à distância, geralmente on-line. Porém, alguns métodos são mais efetivos e mais aceitos pelos alunos. Objetivos: Comparar a monitoria on-line por meio de questões com a monitoria presencial de aula expositiva. Metodologia: Participaram do estudo 40 alunos do 2º semestre do curso de Medicina do Campus do Porangabuçu. Primeiramente, questões on-line sobre hemodinâmica foram ofertadas e, posteriormente, os alunos tiveram acesso ao gabarito comentado. Na mesma semana foi oferecida aos alunos uma aula expositiva sobre o mesmo tema e, após, um questionário para comparação entre o método on-line e o presencial. O questionário era composto por uma escala iniciada de zero (discordo totalmente) e 10 (concordo plenamente). Resultados: De 80 alunos matriculados no semestre, 18 responderam o questionário online e 40 compareceram a monitoria presencial. 100% dos discentes marcaram entre 8 e 10, indicando que gostaram de fazer questões online; 77% marcaram entre 8 e 10, sinalizando que preferiam a aula presencial com o monitor; e 94% marcaram entre 8 e 10, evidenciando que o questionário on-line seria complementar à monitoria presencial. Conclusão: Os resultados demonstram que os graduandos do curso de medicina consideram atividade de monitoria on-line satisfatória, mas não substitutiva à presença do monitor.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência