ESTUDO COMPARATIVO ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO COM USO DE PROTÓTIPO

Autores

  • Luciana Sales Cordeiro
  • Aura Celeste Santana Cunha

Resumo

Geometria Descritiva pode ser definida como a ciência que tem por fim representar em um plano as figuras do espaço, de maneira que nesse plano possam ser resolvidos todos os problemas relacionados às figuras (PRÍNCIPE JÚNIOR, 1983). Na graduação em Design da Universidade Federal do Ceará (UFC) a disciplina é ofertada para os alunos do primeiro período como base para outras disciplinas, mais diretamente ao Desenho Técnico, ofertado durante o segundo semestre. Tais disciplinas estão ligadas à área de representação e percepção do indivíduo e são essenciais durante a formação profissional de um designer, visto que uma visão espacial é indispensável para elaboração de mobiliários planejados, por exemplo, assim como a representação gráfica de elementos tridimensionais e em planos bidimensionais uma necessidade em processos criativos de design. Durante a monitoria, observou-se a problemática vivenciada pela maioria dos alunos de visualizar objetos tridimensionais, em especial retas, nas representações em diedros. Foi utilizada a pesquisa exploratória onde as experiências pessoais durante a disciplina e relatos de veteranos proporcionou uma maior familiaridade com o problema (GIL, 2007). Objetivando ampliar a visão espacial dos alunos de maneira didática para compreensão das retas de Perfil e Qualquer, por precisarem de um terceiro plano para obter suas verdadeiras grandezas foi elaborado um modelo físico a partir dos sistemas de projeção diédricos e triédricos. Com a idealização do protótipo foram pesquisados materiais para então ser montado e testado e em seguida ser aplicado um questionário para comparação dos métodos explicativos adotados na disciplina. Em vista dos resultados, observou-se que o uso de metodologias alternativas como as analógicas para o ensino de Geometria Descritiva facilitam o aprendizado e a visualização dos conteúdos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência