ESTUDO DE CASO: DESENVOLVIMENTO DE AULA PRÁTICA DE DESTILAÇÃO DE AGUARDENTE DE CAJU PARA DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS II

Autores

  • Gabriel Bonfim Garcia Oliveira
  • Andrea Cardoso de Aquino

Resumo

A aula prática constitui um importante recurso metodológico para o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas, principalmente para cursos onde os aspectos técnicos práticos tenham mais enfoque, como no caso do curso do eixo tecnológico e cursos de engenharia. Dito isso, as disciplinas de operações unitárias apresentam um papel de destaque na estrutura curricular do curso de engenharia de alimentos, pois, nelas são apresentadas as principais operações as quais um profissional precisa estar capacitado, porém, devido às limitações orçamentárias ou condições laboratoriais, ocorre de ser não possível desenvolver práticas que se relacionem diretamente com os objetos de estudo do curso, em destaque para as práticas que envolvem as operações unitárias.Desta forma, buscamos desenvolver uma adaptação das práticas padrão de destilação utilizadas, usando como material o suco de caju, sendo uma matéria prima regional e de grande interesse tecnológico, para aproximar os alunos da vivência profissional. A prática foi desenvolvida seguindo os padrões já descritos para a produção da bebida, foi obtido o suco integral da fruta e corrigido, sendo realizada uma fermentação natural por aproximadamente duas semanas, no dia da prática em si, os alunos montaram o sistema de destilação e fizeram medições e avaliações do processo, ao final, foi solicitado que avaliassem a composição do destilado para sua adequação às características de aguardente. Os alunos foram avaliados por meio de relatório, onde, além das características da bebida, foram solicitados avaliação de eficiência do processo e dados sobre o balanço de massa, sendo que aproximadamente 75% dos alunos conseguiram determinar corretamente as condições do processo e se o destilado se adequava a legislação de aguardente.Podemos concluir, que a prática desenvolvida foi eficiente, porém, futuras melhorias para melhor compreensão dos alunos podem ser necessárias.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência