ESTUDO DIRIGIDO DE ANEMIAS: RECURSO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA CLÍNICA

Autores

  • Joao Paulo da Silva Nogueira
  • Alcinia Braga de Lima Arruda
  • Suzzy Maria Carvalho Dantas
  • Antonio Eduardo de Castro Gomes
  • Arthur da Silva Rebouças
  • Romelia Pinheiro Goncalves Lemes

Resumo

A anemia consiste na redução da concentração da hemoglobina e ou da contagem de hemácias, de acordo com os valores de referência, para idade e gênero. Dentre as anemias mais frequentes temos as carências, principalmente por deficiência de ferro. A anemia ferropriva é a doença hematológica mais frequente no mundo, tendo como público alvo principalmente as crianças, gestantes e idosos, cursando com elevadas taxas de morbidades e mortalidade. No período da monitoria foi desenvolvido estudos dirigidos sobre os temas: anemia ferropriva, anemia megaloblástica, anemia de doença crônica, anemia aplástica, anemia falciforme e talassemias. Os mesmos foram aplicados aos alunos da disciplina obedecendo o cronograma da mesma. Todos os alunos da disciplina responderam os estudos dirigidos e o índice de participação foi na sua totalidade com o aproveitamento sendo avaliado através das provas teóricas e práticas. Os estudos dirigidos continham questões abertas e fechadas sobre a definição, epidemiologia, patogênese, características clínicas e laboratoriais, com ênfase no hemograma e no diagnóstico diferencial das anemias, de todos os tipos de anemias acima citadas. Um total de seis estudos dirigidos foram aplicados e em seguida foi realizado a correção dos mesmos pelo monitor com a orientação dos professores da disciplina. Deve-se ressaltar que todo o material didático elaborado pelo monitor foi revisado e quando necessário modificado pelos professores da disciplina. A realização dessa atividade é imprescindível, uma vez que auxilia no aprendizado dos alunos, promovendo a interação dos mesmos com o conteúdo da disciplina de hematologia clínica. O estudo dirigido é uma ferramenta que agrega também o monitor a disciplina, permitindo ao mesmo sentir-se participante do processo de construção da mesma. Diante disto, conclui-se que a presença do monitor auxiliando em atividades como a acima citada é de fundamental importância para o aprendizado e formação dos profissionais da área.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência