ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE LINGUAGEM, USOS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NAS ATIVIDADES DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Autores

  • Andreia Turolo da Silva
  • Arthur Paiva Pereira Honorio
  • Ádria Damara Lustosa do Nascimento
  • Lennon Cordeiro da Silva
  • Luís Gustavo Irineu Ferreira

Resumo

O trabalho aqui apresentado insere-se no conjunto de atividades do projeto Monitoria em Teorias de Linguagem, de Usos e Aprendizagem de Línguas junto ao curso de Letras Inglês noturno, que se justifica por proporcionar aos estudantes deste curso, futuros professores de inglês, a compreensão das teorias linguísticas e teorias de aquisição de línguas, suas diferentes escolas de pensamento; a história das ideias linguísticas e das teorias de aprendizagem de línguas; as tendências atuais nos estudos da linguagem e da linguística aplicada, métodos e procedimentos de análise; a análise de discurso crítica, a produção e a avaliação de materiais didáticos e o uso de tecnologias digitais; assim como questões relacionadas ao ensino aprendizagem de línguas e de línguas estrangeiras em especial, como teorias, princípios e hipóteses de aquisição e de desenvolvimento de segunda língua e da interlíngua. Nesse contexto diversificado, desenvolvemos um estudo a partir das pesquisas realizadas pelos alunos junto à disciplina de Teorias de Língua e Segunda Língua como carga horária da Prática como Componente Curricular. Os dados foram construídos pelos estudantes dessa disciplina junto a professores de inglês em serviço nas escolas públicas por meio de entrevistas e foram, após serem transcritos, submetidos à análise qualitativa interpretativista com objetivos de verificarmos as representações de linguagem dos professores e dos estudantes pesquisados. Os resultados demonstraram que as visões de linguagem estruturalistas e funcionalistas são as predominantes, não somente entre os estudantes do curso, mas também entre os professores da rede pública que atuam na área de ensino de inglês. Como conclusões, podemos afirmar que há uma interação entre o que propõe a disciplina e o discurso dos professores em serviço.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência