EXAMES LABORATORIAIS BIOQUÍMICOS: ASSOCIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Resumo
INTRODUÇÃO: Tendo origem na pesquisa médica e na pesquisa psicológica, a análise dá-se de modo detalhado de um caso individual que explica a dinâmica e patologia de uma dada doença (CASTRO, 1978).OBJETIVOS: Relatar a experiência do monitor da disciplina de Bioquímica Clínica Aplicada do curso de Enfermagem com a prática da discussão de casos clínicos em sala de aula. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a discussão de casos clínicos como estratégia pedagógica na monitoria da disciplina de Bioquímica Clínica Aplicada ministrada no segundo semestre para o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Durante os encontros de monitoria o conteúdo abordado na aula anterior era trabalhado por meio da discussão de casos clínicos, com presenças de perguntas norteadoras para discussão do caso. A metodologia exposta foi usada nas monitorias realizadas no atual semestre, bem como no semestre anterior. RESULTADOS: Durante a apresentação e discussão das monitorias foi perceptível a importância de abordar os conteúdos da ementa com uma outra perspectiva, por meio de casos clínicos mais aproximados da prática que os graduandos vão encontrar nos semestres posteriores. Além de ser possível introduzir noções básicas de referências de alguns exames laboratoriais, a discussão dos casos permitiu aprofundar a explicação dos mecanismos bioquímicos envolvidos nas patologias, bem como a diferença entre os parâmetros bioquímicos alterados e normais. CONCLUSÃO: Por fim, torna-se imprescindível salientar a importância de abordar por meio de uma outra ótica os conteúdos ministrados nas disciplinas, buscando uma metodologia que trabalhe os conteúdos teóricos e a prática clínica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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