EXPERIÊNCIA DE UM MONITOR DE ANATOMIA COM A REALIZAÇÃO DE RETALHO CUTÂNEO PARA RECONSTRUÇÃO DE DEFEITO EM CONCHA AURICULAR

Autores

  • Caio Fortier Silva
  • Joice Oliveira de Amorim
  • José Victor de Vasconcelos Coelho
  • José Ricardo Sousa Ayres de Moura
  • Glebert Monteiro Pereira
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

INTRODUÇÃO: A monitoria de anatomia possibilita o aprendizado do aluno nas mais diversas áreas de atuação. Em cirurgia, por exemplo, é possível a aplicação e a aquisição de conhecimento anatômico, o que torna mais rico e duradouro o aprendizado. Relatamos a experiência de um monitor com a realização de um procedimento cirúrgico de alta complexidade anatômica. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Inicialmente, é feita a ressecção com margens livres de uma lesão nesse local. É feita, em seguida, uma incisão tangenciando o defeito cirúrgico, anteriormente ao tragus, em sentido cranial, curvando-se medialmente em semicírculo ao nível da cimba da concha auricular e continuando em sentido caudal até atingir o nível vertical do defeito cirúrgico. O retalho deve, portanto, ter um aspecto de “U” invertido na região pré-auricular. O retalho é composto por pele e tecido subcutâneo suficiente para a preservação dos ramos da artéria temporal superficial. Em seguida, rotacionado cerca de 45° lateralmente, posicionado sobre o defeito cirúrgico na CA e fixado com suturas de Nylon. DISCUSSÃO: Os defeitos auriculares são desafiadores para a cirurgia de cabeça e pescoço. A literatura pertinente à reconstrução de defeitos nessa topografia é escassa, contemplando principalmente malformações congênitas, como microtia, queimaduras e defeitos grandes, com acometimento importante de tecidos adjacentes à CA. CONCLUSÃO: É essencial o contato do estudante de medicina com as diversas possíveis áreas em que esse pode atuar. Notadamente, a cirurgia fomenta maior conhecimento anatômico por parte do profissional, o que a torna uma área mais atraente para o monitor de anatomia, visto que ele adquire uma plataforma prática onde ele pode ganhar mais conhecimento e observar seus estudos aplicados em situações reais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência