EXPERIÊNCIAS NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DE CONTABILIDADE

Autores

  • Wesley de Souza Teixeira
  • Francisco Gildemir Ferreira da Silva

Resumo

Esse trabalho tem como pilar as atividades realizadas do projeto de Aplicações das disciplinas do Curso de Finanças no Ensino de Finanças Pessoais do programa de Iniciação à Docência. Objetiva: apoiar os alunos das disciplinas de contabilidade e ao professor orientador, incentivar a prática docente aos bolsista do programa de iniciação a docência, reduzir a evasão escolar e aumentar o desempenho dos alunos. Ao longo do projeto, sob orientação do professor orientador, foram aperfeiçoadas apostilas já existentes: por meio de revisão, atualização e implementação de novos exercícios, tentando facilitar a fixação melhor do conteúdo das aulas aos alunos das disciplinas acompanhadas. Houve também atividades avaliativas de trabalhos dos alunos, prática essa, que agrega ao bolsista a experiência de docência e amplia o conhecimento e a reflexão sobre os elementos aprendidos pelos bolsistas em disciplinas anteriores. As atividades desenvolvidas ao longo do projeto foram importantes para o bolsista e para o aluno, trazendo assim benefícios para esses dois grupos no que tange ao aprendizado do conteúdo e reduzindo a evasão escolar e aumentando o rendimento em comparação as mesmas disciplinas ministradas em 2018. De forma numérica, houve uma redução de 3% da evasão e aumento de 5% no rendimento da turma até o momento. Portanto, podemos concluir parcialmente, que os objetivos do projeto foram alcançados, pois possibilitou apoio aos alunos das disciplinas, experiência de docência para o bolsista e apoio ao professor orientador nas atividades propostas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência