EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DENTRO E FORA DE SALA DE AULA: DESNATURALIZANDO DISCURSOS E PRÁTICAS RACISTAS NA ESCOLA.

Autores

  • Stephanie Alves Nojosa
  • Nayara Nascimento de Sousa
  • Luiz Fabio Silva Paiva

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar o relato-experiência produzido a partir da construção do plano de aula sobre “Raça, Etnia e Multiculturalismo: preconceito, discriminação e segregação”. Tema presente em um dos capítulos do livro didático de Sociologia, da EEFM Arquiteto Rogério Fróes, localizada na cidade 2000, em Fortaleza-CE. Partindo da questão: Como desnaturalizar o cotidiano racista no ambiente escolar? As bolsistas da Residência Pedagógica em Sociologia realizaram três aulas, em duas turmas, distintas, do 1º ano do Ensino Médio, com abordagens pedagógicas que gerasse reflexão e conhecimentos para desnaturalizar as práticas e discursos racistas presentes em nosso cotidiano. Na primeira aula, foi proposto uma dinâmica, dando mais tempo de fala e escuta para e entre os e as próprias estudantes enquanto que as residentes colocaram-se em um lugar de mediação da discussão. Na segunda aula, retomou-se os conceitos-chaves proposto pelo capítulo, e já mencionados pelos(as) estudantes na aula anterior, tais como: “preconceito”, “discriminação”, “segregação” e “estereótipo”. Em nossa terceira e última aula, realizamos uma intervenção na Escola junto aos estudantes; utilizando a técnica do “lambe-lambe”, buscou-se evidenciar outras trajetórias negras e brasileiras para além das que aparece no livro didático. Nesse sentido, tornou-se possível expor, discutir e evidenciar as estruturas de violência do racismo presentes na sociedade a partir da própria fala e participação, ou das “escrevivências”, nas palavras de Evaristo (2017), dos e das estudantes. Conclui-se que, em ambas as turmas, reações e comportamentos diferentes foram vivenciados. Também ressaltamos que a participação do(a) professor(a) como agente mobilizador(a) e mediador(a) em sala de aula e na Escola é de fundamental importância no tocante de sua profissão, pois enfatiza seu compromisso com a Educação pública, gratuita e de qualidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência