EXPOSIÇÃO PÚBLICA DAS ATIVIDADES CRIATIVAS DESENVOLVIDAS SEMANALMENTE NA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA COMO FERRAMENTA PARA APRIMORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Autores

  • Maria Leticia Nobre Assuncao
  • Lana Andrade Lucena Lima
  • Thais da Silva Moreira
  • Juliana Navarro Ueda Yaochite

Resumo

Aprender é uma experiência dinâmica que envolve múltiplos fatores, como interesse, motivação e criatividade, tanto dos alunos quanto dos professores, sendo de fundamental importância o investimento em práticas inovadoras de ensino capazes de manter o ambiente de ensino mais convidativo. O estudo visou relatar a exposição pública de atividades criativas desenvolvidas pelos estudantes da disciplina de Imunologia Básica de 2019.2 do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará. Durante o semestre letivo foi proposta, semanalmente, a elaboração de atividades criativas (ilustrações, fluxogramas, mapas conceituais, histórias em quadrinhos) acerca do tema da aula ministrada, de tal modo que os alunos tivessem liberdade no processo criativo/pedagógico. Foi lhes informado que os melhores trabalhos seriam selecionados e fixados no mural do bloco didático do curso, como um meio de motivá-los e como forma de compartilhamento com os demais alunos do curso. Na primeira semana participaram da atividade 53 alunos de ambas as turmas da disciplina em questão. Durante todo o curso da dinâmica os alunos mantiveram-se interessados e integrados ao que foi proposto e após a exposição dos primeiros esquemas selecionados foi perceptível a satisfação dos estudantes e seu interesse aumentado em participar, o que se refletiu na manutenção do número de alunos envolvidos com a atividade na semana seguinte. Conclui-se que essas práticas despertam a atenção dos discentes, bem como sua motivação e engajamento, o que contribui para que a ancoragem dos conhecimentos seja mais significativa. Diante disso, é evidente a necessidade e a importância da inovação nos métodos de ensino a fim de desenvolver novas formas de educar que facilitem o aprender e o tornem mais convidativo, mantendo vivo o interesse dos alunos e possibilitando, assim, um melhor desempenho acadêmico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência