FLASHCARDS COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM ATIVA E MULTISSENSORIAL
Resumo
Introdução: A forma como se adquire o conhecimento influencia diretamente na memorização e utilizar múltiplos sentidos gera maior retenção do conhecimento. Existem evidências de que o uso de metodologias ativas na formação de profissionais da saúde gera uma maior autonomia e criticidade. A utilização do flashcard busca unir o aprendizado multissensorial com uma metodologia ativa de ensino. Objetivo: Avaliar a percepção de alunos da Universidade Federal do Ceará, em conteúdos referentes à Neurofisiologia, quanto ao impacto do uso de flashcard na aprendizagem e desenvolvimento de raciocínio. Metodologia: Foram confeccionados flashcards, formados por imagens com “perguntas-base”, sendo disponibilizados para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Biotecnologia durante as atividades de monitorias para preenchimento. Os alunos responderam um formulário, com 14 perguntas divididas nas categorias: aprendizagem, aprendizagem em grupos, motivação, raciocínio lógico, estruturação do flashcard e utilidade na revisão, usando a escala Likert de 5 pontos, sendo que 5 correspondia a concordo totalmente e 1 a discordo totalmente. Resultados: Na categoria de “aprendizagem”, a média foi de 92,1% de resposta 5 e 7,9% de 4. Em “motivação”: 52,6% de resposta 5, 26,3% de 4 e 21,2% de 3. Na “aprendizagem em grupos”: 42,1% de resposta 5, 31,5% de 4, 23,7% de 3 e 2,7% de resposta 2. No “raciocínio lógico”: 71,9%, 22,8% e 5,3% de respostas 5, 4 e 3. Na “estruturação do flashcard”: 72,0% resposta 5, 17,5% de 4, 10,5% de 3. Na “utilidade para revisão”: 84,2%, 14,0% e 1,8% respostas 5, 4 e 3. Conclusão: A utilização do flashcard como ferramenta acessória foi bem aceita, com um resultado expressivo na melhora da compreensão e maior motivação à busca da informação. Além disso, houve resposta positiva no aprimoramento da construção de raciocínio, elucidação de dúvidas durante o preenchimento do flashcard e utilização do flashcard para rememorar conceitos importantes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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