FLASHCARDS DIGITAIS: AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM NO MÓDULO DE IMUNOPATOLOGIA.
Resumo
INTRODUÇÃO: O uso de Flashcards digitais é uma maneira de relembrar o que foi estudado. Busca integrar o método de fazer pergunta e tentar lembrar a resposta, com a repetição espaçada. OBJETIVO: O presente estudo busca avaliar potencial do uso de flashcards digitais como processo de aprendizagem no módulo de imunopatologia no curso de medicina na UFC. MÉTODO: Foram criados 160 flashcards no aplicativo ANKI sobre temas relacionados ao módulo de imunopatologia do terceiro semestre do curso de medicina-UFC. O material digital foi dividido de acordo com os assuntos das avaliações teóricas, a saber: 60 flashcards disponibilizados para a primeira prova e 100 flashcards para a segunda. Os alunos tiveram acesso ao material, via email ou aplicativo Whatsapp, 1 semana antes da prova. Foi utilizado o Google Forms para avaliação do potencial do uso de flashcards digitais nas notas obtidas pelos alunos. Para quem utilizou os flashcards como ferramenta de estudo, foi avaliado a percepção dos alunos em relação a efetividade do uso do ANKI como método de aprendizagem, bem como quanto ao aumento da confiança na realização das provas. Além disso, foi comparado a mediana das notas finais com o grupo que não utilizou o material digital. RESULTADOS: Dos 46 alunos que responderam a pesquisa, 30 (65,2%) utilizaram os flashcards e 16 (34,8%) não o utilizaram. A principal justificativa para o não uso foi a falta de tempo. Dentro do grupo que utilizou a ferramenta digital, 28/30 consideraram entre moderada à muito alta efetividade. Já comparando as medianas das notas dos alunos que não usaram (mediana=8.2) a ferramenta com aqueles que usaram (mediana=8.2), não houve diferença significativa. CONCLUSÃO: Percebe-se que, apesar dos resultados não sugerirem que o uso de flashcards digitais aumenta a diferença entre as notas dos grupos estudados, os estudantes de medicina do módulo de imunopatologia aprovaram o método como ferramenta de estudo. Não há conflito de interesses.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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