FONTES DE PESQUISA E ESTUDO UTILIZADAS PELOS ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA NO MÓDULO DE GENÉTICA E A INFLUÊNCIA DA TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR NO MODO DE PESQUISAR E ESTUDAR

Autores

  • Alexia Rangel de Castro
  • Luísa Macambira Noronha
  • Breno Wellington Mesquita Silveira
  • Vitória Azevedo Albuquerque
  • Maria do Socorro Queiroz Alves de Souza
  • Silvia Helena Barem Rabenhorst

Resumo

INTRODUÇÃO: A Genética Clínica e Molecular, inserida no primeiro semestre do Curso de Medicina da UFC, introduz o desafio da transição do estudo no ensino médio para o ensino superior, com conteúdos mais amplos e complexos, e pesquisas baseadas em casos clínicos reais e fictícios envolvendo doenças genéticas. OBJETIVOS: Verificar o nível de dificuldade, as principais fontes de pesquisa comparando com o ensino médio e a importância dos monitores nesse processo. METODOLOGIA: Aplicação de questionários anônimos, de múltipla escolha e aberto, para turmas que cursaram genética em 2019. RESULTADOS: 99 alunos responderam ao questionário. A principal fonte de pesquisa foram os livros indicados. Nas atividades do módulo, as buscas foram em sites gerais, seguidos de artigos científicos. A internet, como fonte de pesquisa para as atividades, foi utilizada por 98% dos alunos. 85% deles usaram artigos científicos. 60% dos estudantes sentiram dificuldade em encontrar artigos adequados e a metade teve dúvidas quanto à linguagem neles utilizada. 44% desses alunos relataram dificuldade em aprender seu conteúdo. 58% utilizaram artigos em outros idiomas e uma minoria (36%) sentiu dificuldade na compreensão das línguas estrangeiras. Pouco mais da metade procurou ajuda para realizar as pesquisas, principalmente com os colegas de classe, seguidos dos monitores. Nos trabalhos do ensino médio predominavam as buscas em sites de informações gerais; e poucos usavam artigos científicos. Grandes alterações na forma de estudar e de fazer pesquisa foram relatadas por 69% dos alunos, o que causou grandes dificuldades em 44% e pouca dificuldade em 47%. A maioria dos alunos (95%) acredita que os monitores têm papel importante na transição do processo de aprendizagem do ensino médio para o superior. CONCLUSÃO: Os resultados incentivam os monitores a orientar e promover mais atividades sobre o tema, como a pesquisa em sites específicos e artigos científicos, muito utilizados no nível superior.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência